sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A música que nos move - Parte 1

Se vocês, caros leitores, soubessem desde quando planejo fazer esse post, provavelmente me odiariam. Realmente gosto muito de música e é uma das coisas que não viveria sem. E eu percebi que não falo muito de música aqui no blog, então, aproveitando um tempinho livre que tenho, separei umas músicas de alguns manolos que talvez vocês não conheçam ( mas só alguns, já que - apesar de controvérsias- meu gosto é bem eclético).

Sempre curtir um pouco de tudo, tenho tendencias Rock'n Roll, mas mesmo assim adoro músicas calmas e que transmitem paz de espírito e calmaria. Já do Pop, dependendo da banda/cantor até que gosto, o problema é aquela questão das tais modinhas, coisa da qual sempre fugi, por isso mesmo sempre procurava bandas diferenciadas, pra poder me sentir realmente um "indivíduo". Mas hoje, isso já não faz tanto sentido, resumindo, se a música for boa, escuto (independente do estilo).

Bom, como faço questão de mostrar várias músicas, irei dividir o post em algumas partes (duas ou três, no máximo) e também irei dividir por categoria, começando por músicas mais tristes (e que nem por isso são ruins, na verdade, meu tipo favorito de música, são as melancólicas).

Por isso, se você assim como eu adora curtir uma "fossa" e reforçar toda sua tristeza com músicas tristes e angustiantes, aproveitem o post de hoje.


Oasis


Com certeza Oasis é uma das minhas bandas favoritas, realmente recomendo. As músicas do Oasis além de ser o rock britânico são incrivelmente melancólicas! Puta que pariu, dá tristeza até se você estiver feliz (não todas, mas muitas são assim). Também gosto da voz do Liam gallagher, que não é exatamente rouca (seria uma voz seca, com uma rouquidão no fim, se pudesse descrever), mas complementa o tom subjetivo das letras

1. Stop Crying your Heart Out

2. Don't Look Back In Anger

3. Stand By Me

Bon Jovi


Seguindo a linha trágica de músicas, temos Bon Jovi, e podem falar o que quiserem, mas sou Fã do cara. Adoro as suas músicas e tenho a minha favorita - It's My Life - (que não vou publicar o vídeo, já que quero falar de músicas tristes, mas deixo link dela no final do post pra vocês*). Se vocês prestarem atenção, vão ver que além das letras românticas, grande parte das músicas do Bon Jovi falam de amor, ou de traição.

1. Always

2. Misunderstood


Coldplay




Outra banda britânica! Coldplay é o tipo de banda que tem músicas que dão gosto de escutar, e muitas delas são tristes. Foi definido com rock alternativo, mas Coldplay já ganhou diversos prêmios MTV e foi comparado a Oasis. Vale à pena ouvir.

1. The Scientist

2. Fix You

3. Paradise

Legião Urbana (Renato Russo)


Sou, sem dúvida, um adepto da BOA música brasileira. Acho que do Renato Russo não tem nem muito o que falar, né não? Quem não é apaixonado por suas músicas!? Eu poderia passar horas escutando o Renato cantar. Realmente o cara sabia fazer música, além de letras incríveis, as músicas sempre passam alguma mensagem, como temas politizados ou simplesmente recados de amor ao próximo, e quem as escuta quase sempre entende. Isso é um forma de preocupação social, Porque intencionadamente ou não, ele ajudou a construir a personalidade de milhares de jovens.

1. Tempo Perdido

2. Pais e Filhos

Pink


Partindo pro lado feminino das músicas, a Pink sabe bem fazer uma música triste. Apesar de não curtir todas as suas músicas , já que algumas tem o apelo Pop genérico que não funciona, sem falar daqueles famosos refrões chatinhos. Maaaaas, sempre se tem o que tirar de bom.

1. Fuckin' Perfect

2. I Don't Believe You


Pitty


Caramba gente, a Pitty é ou não é foda? Ela é uma das únicas cantoras brasileiras que eu realmente gosto, e em vários sentidos, porque além da agradável aparência, a voz e as letras dela são bastante boas (tirando o fato de vez ou outra ela não dar conta, já que certas músicas são literalmente 'gritadas' e eu não acho que a voz dela seja compatível com esse tipo de canção). Mas cara, como a mulher é boa em fazer música triste ou revolt's, heim? Certa vez ouvi ela dizer que as melhores músicas nascem a partir dos maiores problemas (sintetizando, as suas melhores músicas são compostas quando ela está num momento ruim ou infeliz).

1. Só agora

2. Na sua estante


Roxette


Ah, mas lógico que não poderia faltar a Roxette. Na verdade "O Roxette", levando em conta que se trata de uma dupla. Bom, o que importa é qualidade das músicas e ouvir Roxette é como uma viagem de volta ao passado, onde você se sente nas propagandas da globo (aquelas em que a som livre anuncia os sucessos antigos). É o tipo de música que se escuta e pensa "Poxa, aposto que minha mãe curtia Roxette". Por isso, ouçam a bela voz da Marie Fredriksson.

1. It Must Have Been Love

2. Listen To Your Heart

3. Spending My Time

Bom, o post de músicas Melodramáticas chegou ao fim. E vocês o que acharam? Depois de todas essas músicas, acho impossível não se sentir meio melancólico, e como gosto de um bom drama, vou aproveitar esse clima depressivo. 

Até o próximo post.

*A minha música Predileta do Bon Jovi - It's My Life

Um comentário:

  1. AUSHAUHSUH Postagem muito legal, não gosto de músicas melancólicas kkkkkkkk espero um post com musicas mais alegres heim ;]

    ResponderExcluir